» Na alternância entre seus movimentos Retrógrado e Direto, o Planeta chega a transitar 5 vezes por determinados graus do Zodíaco, sustentando a Conjunção estreita com estes graus por um período aproximado de 2 anos.

Plutão reiniciou mais uma vez seu movimento Direto, em 28 de setembro de 2017 às 16:35:42hs BR no grau 16°51’15” de Capricórnio e permanecerá Direto até 22 de abril de 2018 às 12:25:46hs BR.

Se você tem algum posicionamento Natal entre os graus 16°51′ e 21°17′ e acompanha seus Trânsitos astrológicos, saberá que durante este período de 7 meses Plutão formará algum aspecto perfeito com tal ponto Natal. Plutão -regente de Scorpius- não brinca em serviço e você pode ter certeza que os efeitos sobre a Casa na qual está passando, os assuntos dos Planetas que toca durante seus Trânsitos, assim como as Casas eventualmente regidas por estes Planetas, serão áreas profundamente transformadas. Por vezes, não sobra pedra sobre pedra. Plutão tem o dom de pegar aquilo que você tem em alta estima e torná-lo nada. Sua escala de valores será outra após finalizados certos Trânsitos. A intensidade avassaladora com a qual trabalha certas dinâmicas será lembrada por um bom tempo, mesmo após o Trânsito ter saído da Orbe e é possível que somente após o ‘novo’ mostrar suas caras é que façam pleno sentido os meios utilizados para atingir seu fim.

A desarticulação de algumas estruturas -ligadas à sua passagem por Capricórnio- a priori pode indicar um retrocesso… pois o regente de um Signo de Água Fixo irá primeiramente tornar mais maleável com sua umidade a ressecada Terra capricórnia, antes de molda-la para sua forma final. Embora não fique clara ao início de seus Trânsitos, a conexão existente entre a decomposição e a ressurreição irá se tornando paulatinamente mais óbvia, no decorrer dos mesmos. Esta conexão é análoga à necessidade de que o fruto apodreça antes de que a nova semente possa se desenvolver. Então, enquanto não existir consciência sobre o que irá germinar, muitas vezes poderá parecer que está tudo perdido. É por isso que Plutão carrega um outro dom secreto, que é o de proporcionar sutis lampejos sobre o futuro. Lembre que o Signo de Scorpius, além de constituir o Domicílio de Plutão, é também a Exaltação de Urano e a Queda da Lua… e esta conexão com uma particular ‘saudades do futuro’ poderá fazer toda a diferença para atravessar os duros períodos nos quais Plutão estiver cumprindo seu papel transformador.

Saber onde você está e saber onde poderia estar, pode significar um encorajador pilar de força durante uma passagem significativa de Plutão. Desde que exista conhecimento do lugar ao qual este ‘Sol Frio’ está te convidando e haja um reconhecimento do quanto este lugar já fez parte dos teus sonhos mais ousados, a transformação necessária poderá ocorrer de maneira mais fluída e será bem mais fácil deixar partir o que precisa morrer em ti e assim abrir espaço para aquilo que precisa nascer.

A finalidade última dos movimentos de Plutão é que você viva de olhos bem abertos e em estado acordado alguns sonhos que se gestaram no fundo do teu coração… enquanto você dormia. Sem nenhum romantismo netuniano, Plutão fará e transformará o necessário para que o despertar aconteça, justamente para que aquilo que se gestou no teu holograma interno, no âmbito dos sonhos, possa finalmente tornar-se realidade. Perdas e danos podem eventualmente marcar o período, pois Plutão irá mexer até as entranhas para fazer o seu trabalho… mas estes efeitos colaterais são apenas resultantes de você ter sonhado alto, sem haver aprofundado nas implicações e adequações pelas quais tua realidade deveria passar para que estes sonhos se concretizassem, de olhos abertos.

Livre é aquele que sabe transformar-se. Saiba transformar-se… e vc será livre!

A consciência sutil do porvir -proporcionada pelos lampejos do futuro, em estado ainda germinal- é um estímulo de mão dupla, que tanto te impulsiona em direção à realidade que você sabe no teu íntimo querer ver acontecer, assim como te instiga a co-criar esta realidade sob a forma de uma firme intenção, ao ponto de torná-la o Norte para o avanço plutoniano. Sem esta visão de onde você está e onde poderia estar, o estado de transformação reinante poderá parecer uma tempestade, na qual você será arrastado passivamente pelas circunstâncias, sem compreender claramente aonde elas estão te conduzindo.

O bom astrólogo possui os meios em sua pessoa para proporcionar o lampejo direcionador, sem deixar em evidência a totalidade dos caminhos a serem percorridos. Os insights e as descobertas precisam ser tuas, para que sejam genuínas e em hipótese alguma podem vir de diretrizes substancialmente externas.

Uma das tarefas de Plutão e seus Trânsitos será te mostrar aquela força destinada a momentos críticos de tua existência e que você não sabia ou nem suspeitava que tivesse. Para revelar e tornar pleno o despertar destas sementes potenciais, alguma água e algum Sol podem ser necessários… mas será o poder vivificante contido no interior destas sementes quem completará a tarefa… e isto, decididamente, é um movimento que surge de dentro para fora, e não de fora para dentro. Toda expansão passa necessariamente por uma contração. E assim como Scorpius antecede Sagitário no Zodíaco, Plutão é o sempiterno Senhor da transição e da mudança, governando por sobre o espectro onde o movimento de contração atinge sua culminância, prestes a se transformar no seu oposto!


Em função dos reinos que lhe cabe administrar, a própria natureza de Plutão já é bastante implacável. Na grande maioria dos casos, seus longos Trânsitos acontecem em 3 etapas, nas quais passa primeiramente Direto, a seguir volta sobre seus passos e transita a mesma faixa Retrógrado, para finalmente, em sua última investida, arrematar sua passagem em movimento Direto. De fato, embora existam diferenças nos percentuais de percurso e lapso temporal, esta característica é comum a todos os outros Planetas que, com exceção de Sol e Lua, ficam Retrógrados.

Entretanto, Plutão guarda um segredo que o torna ainda mais implacável em sua passagem: Em certas faixas zodiacais bem estreitas, Plutão marcará presença em 5 oportunidades, sendo 3 destas etapas em movimento Direto e duas delas em movimento Retrógrado.

Uma vez que a fase retrógrada de Plutão o faz voltar sobre seus passos estendendo-se um pouco além do ponto no qual havia iniciado sua retrogradação imediatamente anterior, isto lhe acrescenta mais um percurso retrógrado, assim como mais um percurso Direto sobre esta estreita faixa, em contrapartida ao movimento em 3 etapas performado pelos outros Planetas suscetíveis à retrogradação. O único outro Planeta que compartilha esta particularidade com Plutão é Netuno. Isto quer dizer que por sobre os graus correspondentes a esta faixa, intercalando entre 3 movimentos Diretos e 2 Retrógrados, Plutão irá transitar por 5 vezes, fazendo sentir sua estreita Conjunção por um período praticamente equivalente a 2 anos.

Observe no gráfico o destaque em lilás, que exibe a faixa zodiacal transitada por Plutão entre o final do período Direto iniciado em setembro de 2016 até o comecinho do período Direto iniciado em setembro de 2018 » [amplie a imagem, se necessário] »

Esta faixa lilás corresponde ao grau de Capricórnio que vai de:

18°45’22” a 19°23’55

Em termos zodiacais é um percurso bem estreito, que nem sequer completa um grau inteiro, e sim apenas 38’33” de grau.

Masssss… se você tem algum ponto significativo do seu Tema Natal compreendido nesta faixa -ou seja, entre 18°45’22” e 19°23’55- isto significa que Plutão formará aspecto perfeito em 5 oportunidades diferentes, entre 28 de fevereiro de 2017 e 21 de novembro de 2018… pois Plutão estará transitando por esse espectro zodiacal entre as seguintes datas:

Ou seja» em 31 de dezembro de 2017 inicia-se a 3ra passagem de Plutão aspectando tal ponto Natal, sendo que ainda haverá mais duas passagens, iniciando em 07 de agosto de 2018 Retrógrado e outra em 30 de setembro de 2018, já Direto. Em termos práticos, para aqueles que possuem posicionamentos importantes neste range zodiacal, isto significa que o implacável Plutão terá, a partir de agora, mais 3 oportunidades para aprofundar nas transformações em curso que ganharam destaque entre final de fevereiro e final de abril de 2017 e que ainda foram abordadas em maior grau de profundidade entre 20 de abril e 13 de junho deste ano. Antes de lamentar que isto esteja acontecendo em sua vida, pense que o posicionamento estratégico de pontos importantes aqui foi maquiavelicamente arquitetado para significar transformações mais profundas neste estágio de sua existência.

Conforme o Signo do posicionamento Natal que você tiver dentro desses graus, o aspecto que Plutão em Trânsito formará 5x nessas datas poderá ser um dos seguintes:

Basicamente, os 38 minutos a seguir do grau envolvido no posicionamento a cada vez que Plutão se torna Direto, estão sujeitos a esta particularidade de uma passagem quíntupla de Plutão. Este percurso que se assinala como o início do período Direto de Plutão, revela-se idêntico ao do final do segundo período anterior Direto. Observe mais uma vez o gráfico principal e as datas da tabela, em cor preta, que indicam a transição de Plutão para Estacionário Direto. Se você tiver algo em seu Mapa posicionado no grau indicado para esta transição, ou ainda nos 38 minutos de grau a seguir -áreas novamente destacadas em lilás- isto quer dizer que esse ponto no seu Mapa sofrerá a influência do Trânsito de Plutão com esta particularidade quíntupla »

O significado dos períodos relatados para este caso excepcional -em que Plutão formará aspectos em 5 oportunidades- assim como os diversos significados dos aspectos formados, poderá vir a ser desdobrado com maiores detalhes num artigo completo, um textão a ser complementado no futuro, no presente artigo…

Contudo, não é momento de fazer isto agora, enquanto o Sol permanece sem Aspectos no Signo de Libra e Plutão apenas acabou de retomar seu movimento Direto e ainda permanece Estacionário no mesmo grau por algum tempo. A própria configuração indica que não seria favorável desdobrar estes conteúdos complementares, pois não haveria acuidade perceptiva para compreender plenamente seus significados nem absorver conscientemente as informações.

Conforme estas condições venham a mudar no decorrer dos próximos dias, conforme a repercussão e alcance deste artigo e conforme o interesse manifestado na publicação, o mesmo poderá vir a ser complementado a full, na sequência. Ter Plutão envolvido em determinado Trânsito durante dois anos não é para todos… Certamente o número de casos envolvidos é bastante reduzido, mas pode acontecer desta informação chegar nas pessoas certas, interessadas em aprofundar um pouco mais sobre mais este mistério plutoniano.

 

 

Se quiser, deixe algum feedback nos comentários.

    Abraço a todos!

@>–>—AssOK4 Blue Transparency OK

miguel etchepare – Diretor Digital da CNA [2015~2018]

Conteúdo elaborado especialmente para a CNA

ॐॐॐॐॐॐ Este artigo poderá ser oportunamente
incrementado conforme sua repercussão e alcance ॐॐॐॐॐॐ

Mais sobre o autor»

Perfil no website da CNA – Trajetória astrológica

Deixe seu feedback nos comentários abaixo...

Deixe seu feedback nos comentários abaixo…

[divider]
Me siga no meu Perfil Facebook para não perder nenhum dos meus posts sobre Astrologia »
Pressione [Seguir] no meu Perfil para acompanhar todas as atualizações públicas » https://www.facebook.com/lito.etchepare

[divider]

Outros artigos publicados por Miguel Etchepare no website CNA»

[userpro template=postsbyuser user=lito_etchepare postsbyuser][divider]